terça-feira, junho 28, 2005

Juliana Casa Verde.

Certa vez, como no inicio de toda historia, a jovem Casa Verde procurava por uma definição. Mas não uma simples definição. Ela procurava por uma definição que definisse o próprio ato de definir. isso mesmo, ela queria uma definição complexa e verdadeira, porque uma simples nunca chegariam a ser definidas por definição. Ponto. alguma coisa estava errada: como pode o escritor deste conto usar tantos, e infames, trocadilhos?

Certa vez, como num simples ato de definição, Casa Verde se voltou para o espelho e se definiu. mas não se definiu sendo o que estava vendo, se definiu sendo exatamente aquilo que não era, porque é desta maneira que os Seres Humanos se definem. Ponto.

Ali, na frente do espelho, ela sorriu. sorriu por ter descoberto aquilo que todos já haviam descoberto. sorriu por estar chegando onde todos já haviam chegado e que dali não saiam. de Lugar Nenhum. Simplesmente não sabia se definir. poderia dizer que tinha defeitos e qualidades que só haviam nela, poderia dizer e soletrar sua aparência física, seus gostos culinários, musicais, sua história de tras para adiante. mas seria isso a verdadeira definição? seria essa a complexa e madura definição que estava se propondo a definir? Não. Não e Não. aquilo era o simples. aquilo era mundano. e na superficie da loucura ela se jogou contra o espelho. mas o espelho não se quebrou. ela involuntariamente se passou para o outro lado. Agora ela era a imagem. Ponto.

Loucamente repetiu na língua que de maneira estranha havia aprendido: "Bekijken of de door u ontvangen berichten naar...". talvez o que tivesse dito ali era sua definição. talvez a sua verdadeira definição somente ela entenderia, ou então faltavam palavras no seu vocabulário para tamanha definição."...een adressenlijst of alleen naar u zijn verzonden." continuou a frase, como se soubesse o que estava dizendo. mas no fundo sabia, palavras são apenas palavras, e elas não definem a verdade que elas tentam definir. coloque as letras juntas e terá palavras, não definições. Casa Verde era mais do que as palavras poderiam dizer. Ponto final

Nenhum comentário: